JOÃO QUEIROZ DE MELO SEGUNDO PREFEITO DE VAZANTE.
JOÃO QUEIROZ DE MELO SEGUNDO PREFEITO DE VAZANTE.
Em outubro de 1.958 foi eleito, João Queiroz de Melo, como o segundo Prefeito de Vazante.
Essa foi uma eleição razoavelmente mais tranquila, pois já não existia a possibilidade dos Guardamorenses retomarem a sede do município.
As forças políticas continuavam as mesmas, UDN e PSD.
O fato interessante foi a candidatura oposicionista ser composta pelo Sr Horizontino
Xavier na cabeça da chapa, ele que era o Vice-Prefeito do GLOFO e quem auxiliou substancialmente na vitória da chapa vencedora naquele inesquecível pleito.
João de Melo sentiu-se confortável quando o Sr José Alves Pereira, conhecido por Zé Virgilio aceitou compor a chapa como Vice-prefeito. Era um reforço de grande monta, pois Seu Zé Virgílio era sem dúvida uma grande liderança, pois além de ser um fazendeiro de muitas posses era ligado a uma importante família VAZANTINA e já tinha uma enorme folha de serviços prestados ao município.
Nessa época, antes das eleições, eu, ainda na adolescência, estudava em Paracatu, sede da Comarca, pude auxiliar no arranjo da papelada, indo ao fórum para informar do andamento desse ou daquele documento, reportando ao Gustavo Solis ou ao Ubaldino Rezende, através da jardineira, que vinha num dia e voltava no outro. Sem dúvida me sentia a muito importante com aquela minúscula participação.
JOÃO DE MELO tomou posse para governar o município nos anos de 1.959 a 1.962.
Cuidou de melhorar as estradas do município, adquirindo para isso um trator de esteiras. Com ele abria estradas, fazia aterros, barragens, etc, melhorando muito a vida rural do município. Paralelamente instalava escolas rurais, nomeando professoras, que se hospedavam geralmente em uma propriedade mais lógica na região.
Foi um pleito tranquilo. Seu João servia bem a região de Vazante, sem esquecer os guardamorenses, pois ele se sentia um deles, sendo um grande FAZENDEIRO, tendo suas terras sediadas naquele DISTRITO.
Colaborou substancialmente para a emancipação política de Guarda Mor, quê já se fazia próxima.
VAZANTE começou a sua trajetória de crescimento. A Cia Níquel Tocantins iniciava as suas pesquisas minerais e os incipientes investimentos na região...
Foto: JOÃO QUEIROZ DE MELO
(Segundo prefeito de Vazante, MG)
Comentários
Postar um comentário