O POVO ELEGEU O SR.WALDEMAR CAVALCANTE ( GLOFO) COMO O PRIMEIRO PREFEITO DE VAZANTE EM 1955

Waldemar Cavalcanti -o Glofo
Waldemar Cavalcanti, o Glofo, tomou posse como o primeiro prefeito de vazante, nos princípios de 1.955.
A prefeitura continuou no mesmo lugar onde fora instalada a intendência. Era um prédio pequeno   rústico, onde funcionava a única escola primaria na sede do município, localizado ali no princípio da atual avenida Paracatu. Hoje não existe mais.
O prefeito cuidou de nomear os primeiros funcionários da municipalidade, recaindo a escolha de Secretário no dentista, Saul de Assis, trazido de fora por indicação do seu sogro, Getúlio de Melo Franco, fazendeiro na região dos pilões, distrito de Guarda Mor. Para a tesouraria trouxe de Abadia dos Dourados o jovem contador, Raimundo Dionizio Pinto (Mundico), mais conhecido como o sr. Mundico, que fincou raízes na pequena cidade, onde morou até os últimos dias da sua vida.

Escolhidos os dois principais auxiliares agora era por para funcionar a incipiente máquina administrativa.
Em razão da "anormalidade" na decisão governamental tanto apontada pelos guarda morenses o governo do estado acabou cometendo, aí sim, uma enorme anormalidade.
Para instalar o município caberia ao estado dotar a sede dos equipamentos públicos necessários ao seu funcionamento, que seriam: delegacia de polícia, destacamento policial, coletoria estadual para receber os impostos e pagar os funcionários do estado situados no município, tais como: policiais, professores estaduais, etc.
Para retaliar os lapeiros, por determinação do governo estadual, a coletoria foi instalada em guarda-mor.
Isso criou-se uma grande dificuldade para os vazantinos, pois os contribuintes tinham de deslocar até guarda-mor para recolher os tributos devidos e os funcionários para receber os seus ganhos mensais.
Era visível a satisfação dos guardamorenses presenciar a chegada dos lapeiros, que sempre se organizavam em grupos, chegavam para resolver suas pendengas na coletoria estadual.
E isso durou até próximo da emancipação política do distrito de guarda-mor depois de quase oito anos.
A gestão do Glofo teve mesmo como o fato mais importante a sua vitória nas urnas, exonerando o governador de cumprir o prometido, tido por muitos como impossível.
Nas gestões do intendente, Dr Antônio Ribeiro e Waldemar Cavalcanti, à época da instalação do município merece registrar a construção das escolas estaduais das comunidades de Buriti e Canastra, hoje Vazamor.
Ainda como mandatário do município. Durante a sua intendência dr. Antônio ribeiro cognominou as comunidades de buriti para Piramor  e canastra como Vazamor. Segundo seus desejos Piramor  seria uma referência a Paracatu/Guarda- mor ; e Vazamor alusivo à vazante/,guarda-mor. Vazamor permaneceu, Piramor não se vingou.
O nome da escola " Nair de Melo Franco Ribeiro" de Vazamor , foi em homenagem à sua falecida esposa, que faleceu muito jovem na sua fazenda ali bem próximo de Vazamor, ao ser ofendida por uma serpente venenosa.
Ainda na gestão de Waldemar foi construído o grupo escolar, cândido Ulhoa - homenagem ao deputado Cândido Ulhoa, à época representante do psd de guarda mor, também foram abertas algumas estradas, construídas pontes, enfim pouca coisa fora feita, mesmo porque não havia arrecadação quase nenhuma.
Depois do o Glofo vieram as eleições que deu a vitória ao segundo mandatário o fazendeiro João Queiroz de Melo...






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr GERALDO TEIXEIRA DE LIMA, UM MITO...

PROFESSOR VALDIR PRESIDENTE DA COOPERVAP APOIA DR MARCIANO COMO ´PRE CANDIDATO A PREFEITO DE VAZANTE

A CIDADE PEDE EXPLICAÇÃO!!!

NETINHO MATINADA, VOCÊ NÃO MORREU, VOCÊ ENCANTOU!!!

DONA LORICA ,A PARTEIRA DE VAZANTE

A COVID 19 EM VAZANTE.

OS VALOROSOS VAZANTINOS....

O ACIDENTE AÉREO QUE EU PRESENCIEI!!!

JOSMAR ALVES DE ALMEIDA, O NEM

PROJETO DE GOVERNO OU PROJETO DE PODER???