PROFESSOR.......UM GRANDE COMEÇO

foto Ilustrativa

Retornei de Brasília no ano de 1.972, o mesmo ano em que tinha ido para dar continuidade aos meus estudos.
COM a posse do Prefeito, Hélio Pereira Guimarães, no ano de 1.973, reassumi a minha função pública e fui nomeado Assessor de Gabinete do Prefeito. Cargo que corresponde hoje a Secretário de Administração.

Neste  mesmo ano fiz vestibular na FAFIPA(Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas), para o curso de Matemática, cuja matéria passei a ministrar aulas no Ginásio Estadual e nos Cursos de Magistério e de Contabilidade municipal. Era o meio de complementar o meu salário – hoje eles encontram outros meios -.
POSSO dizer sem nenhuma modéstia, que tive o maior êxito naquela função, mesmo porque eu gostava demais de dar aulas e tive ótimos professores, tanto em Vazante, Dr Argemiro Ianhez, como no Curso Objetivo, em Brasília, onde estudei para prestar as provas do Supletivo de segundo grau.
OS ALUNOS vinham de uma relação conturbada com o professor que me antecedeu. Apesar de competente, saber muito, não conseguia transmitir a eles de modo compreensível e os fazia reféns dessa matéria que há muito é o fantasma dos educandos. Todos estavam com os boletins borrados de vermelhos, com as piores notas e muitos deles foram reprovados. (naquele tempo tinha reprovação, sim).
Era muita responsabilidade pra mim, que há pouco mais de um ano era um semianalfabeto, me transformar de repente em um professor de matéria tão importante.
Como sempre fui crente em Deus, nele me agarrei e parti para as minhas aulas. Inicialmente tive uma pequena divergência com alguns alunos, no tocante a disciplina. Eles vinham mal-acostumados em alguns aspectos. Para exemplificar esses alunos que mencionei tinham o costume de ficarem fora da sala e irem chegando aos poucos, após o início das aulas. Isso, além de prejudicar o aprendizado deles, refletia também nos demais colegas. No primeiro dia eu avisei a todos de que não permitiria tal comportamento. Em aula minha quem chega por último é o Professor! Deixei bem claro. Ainda assim tive de deixar uns dois ou três do lado de fora em algumas aulas seguintes ao aviso. Mas, logo se acostumaram. Quando eu entrava na sala de aula lá estavam os quarenta alunos me aguardando,
Encarei com uma certa sabedoria o bicho papão da Matemática. Inicialmente fiz o que deveriam fazer todos os mestres (às vezes faziam ou fazem e eu não sabia), que era melhorar o astral dos alunos, fazendo-os crer nas suas reais capacidades de aprendizado. Pois fiquei sabendo que eles eram taxados de burros, ignorantes, e outros termos pejorativos, quando não compreendiam a matéria que lhes era ministrada. Expliquei que era normal a pessoa não aprender na primeira exposição da matéria e que, na segunda ou terceira, se necessário, todos sairão da sala de aula podendo até ser professor. Me colocava na mesma posição deles, dizendo estar ali para juntos aprendermos as matérias e que eu havia estudado a noite toda para melhor tentar repassar a eles o que havia aprendido. Não me mostrava sabichão.
Com jeito fui me colocando no mesmo nível deles e ganhando a confiança e amizade de cada um. Compreendi rapidamente o perfil e a capacidade individual de aprendizado. Uns, captavam a matéria na primeira explicação; outros, ficavam em dúvidas; outros, nada aprendiam... E, interessante que, após a explicação da matéria, a gente indagava deles: - entenderam? Mecanicamente respondiam: - entendemos!!! Mas eu notava que uma boa parte nada tinha assimilado. E dizia calmamente que podiam dizer que não haviam entendido. Eu explicaria outras vezes se necessário, até que todos tivessem conseguido entender. Em pouco prazo foram perdendo o vexame de revelar a verdade e facilitava mais o aprendizado. 
A Matematica era um bicho de sete cabeças. Quando entrava na parte algébrica, ou seja, quando letras passassem a valer números, era um Deus nos acuda! Se não tivesse uma certa habilidade você poderia correr com o aluno e até promover a sua desistência da escola. 
Recordo-me que, quando ia iniciar os ensinamentos algébricos, criei uma historinha ilustrativa para melhor adentrar naquela importante área da Matemática. 
Todos nós sabemos que o ser humano e de modo especial às pessoas novas, fixam melhor a atenção naquilo que lhes interessam. Se falar de futebol, sabem os nomes dos jogadores de cada posição. Se falar de Filmes, descrevem com rara perfeição as passagens interessantes do filme, o roteiro, etc. e, assim por diante. Mas quando estão nos bancos escolares sempre questionam: - pra que estão ensinando isso ou aquilo? Pra que que isso serve?  Visto por um ângulo eles até têm razão. Às vezes falta ao educador a habilidade de fazer o aluno vislumbrar o porquê daquele ensinamento específico. Onde será empregado na prática?
Dito isto, antes de adentrar na álgebra propriamente dita, que a gente sabia por antecedência a confusão mental que provocaria ao dar valor numérico às letras, eu contava uma estorinha, mais ou menos assim: “Um gavião baixou num terreiro onde tinha certa quantidade de pombas. Aterrissou todo garboso e foi logo as cumprimentando: - Como vão minhas cem pombas? Uma delas respondeu: - Cem pombas seríamos nós, se fôssemos outro tanto de nós, mais a metade de nós, mais uma quarta parte de nós e mais você, Gavião.” Com certeza o gavião ficou baratinado com a resposta e ficou sem saber o número de pombas ali existentes.
Pois bem. Partíamos em busca de um número que pudesse bater com a exata quantidade de pombas. Chutava-se um número qualquer, por exemplo, quarenta. Concluía-se, rapidamente, que não era. Pois, quarenta mais quarenta são oitenta; mais a metade de quarenta, que são vinte, já chega aos cem. Teria de ser um número menor. Experimentava outro um pouco menor, que também não fechava.
Para ser mais rápido o número de pombas existentes seriam trinta e seis. Fazendo a operação: 36 + 36 = 72 + 18(metade de 36) + 9(um quarto de 36) +1 (o gavião) = 100
Por tentativa achava-se o número. Mais então eu explicava ser impossível todas as vezes que   deparássemos com um enigma mais complexo do que esse, tivesse de ficar buscando alternativas até acertar o número desejado. Seria melhor se transformássemos o problema numa sentença algébrica, que assim ficaria: Cem pombas seríamos nós (X), mais outro tanto de nós, (outro X).mais a metade de nós(l/2 X), mais uma quarta parte de nós(1/4X) e mais você Gavião(+1). Daí seguia o raciocínio lentamente, montando a Sentença Algébrica: X+X+1/2X+1/4X+1 = 100.  Pois bem, a gente procura o maior divisor comum entre dois e quatro, encontra-se o valor quatro. Daí multiplica-se tudo por quatro, encontram- se os seguintes valores: 11 X + 4 = 400. Passa o quatro pro outro lado, com o sinal inverso, ou seja, de menos, resta a sentença: 11 X = 400 – 4 = 396. Dividindo-se 396 por 11, chega-se ao número das pombas que é igual a 36.
ERA um encanto geral. Não há de ver que as letrinhas de fato ajudam! Com essa explicação e mostrando que não é em vão o uso da álgebra na Matemática, os alunos interessavam e a partir dali eles mesmos diziam: “mamão com açúcar”...
De lambugem, embora não fosse da minha matéria,  eu deixava uma frase em Português para consertarem para o outro dia, com o objetivo de mostrar a eles que a pequenina vírgula também tem muita utilidade. A frase é a seguinte: “Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro também era o pai do bezerro.” 
PARECE um monstrengo, mas com apenas o uso de uma vírgula a frase toma sentido.
Meus ex alunos e alunas, manifestem...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr GERALDO TEIXEIRA DE LIMA, UM MITO...

PROFESSOR VALDIR PRESIDENTE DA COOPERVAP APOIA DR MARCIANO COMO ´PRE CANDIDATO A PREFEITO DE VAZANTE

A CIDADE PEDE EXPLICAÇÃO!!!

NETINHO MATINADA, VOCÊ NÃO MORREU, VOCÊ ENCANTOU!!!

DONA LORICA ,A PARTEIRA DE VAZANTE

A COVID 19 EM VAZANTE.

OS VALOROSOS VAZANTINOS....

O ACIDENTE AÉREO QUE EU PRESENCIEI!!!

JOSMAR ALVES DE ALMEIDA, O NEM

PROJETO DE GOVERNO OU PROJETO DE PODER???