Conscientizar é preciso...

O nosso país está passando por um bom momento de conscientização do nosso povo. Há no ar um grito de alerta, onde todos estão obedientes aos seus deveres, mas, sobretudo, estão tomando ciência dos seus direitos.

Houve um tempo em que a gente não sabia nada do que acontecia em qualquer dos níveis de governo: federal, estadual e municipal. Agora, com a internet, a possibilidade de tomar ciência dos acontecimentos é muito maior. E esse conhecimento possibilita as pessoas a dar opiniões e saber se estão ou não sendo ludibriadas.

Assim sendo a informação nascia somente de uma das partes e, por essa razão, fazia com que somente essa parte fosse a verdadeira. Eles diziam que fulano era bom e ele tinha de ser bom; eles diziam que fulano era ruim e ele tinha de ser ruim. Com isso eles dominavam a população e permaneciam no poder, pois nesse caso, tinha somente um projeto, o de poder. E o bom permanecia bom, ainda que não fosse.

Trazendo aqui para a nossa cozinha, agora o povo tem a oportunidade de ver que antes existia somente uns tipos de pessoas aptas a governar o município: aqueles carimbados de bons. Ainda que nunca explicasse por que ele era bom. O que muitas vezes desaguava em tamanhas irregularidades, sendo necessária, muitas vezes, a intervenção da justiça.

Outro aspecto que vem ganhando grande importância é a conscientização da população, principalmente aquela parte mais carente da sociedade, que sempre necessita mais do apoio das entidades públicas. Esses considerados os bons manipulam a informação, fazendo com que as pessoas acreditem que estão recebendo deles e não da entidade pública, aqueles benefícios a que tem direito e lhes são concedidos pelas suas vontades, porque são bons. Hoje, uma grande parte já tem conhecimento de que o que estão recebendo dos entes públicos é porque tem direito e é produto do imposto que todos nós, incluindo eles, é claro, pagamos. Essa conscientização retira a obrigatoriedade de votar neles em pagamento do benefício recebido.

Num passado bem recente, quando a pessoa ia a um hospital público, sendo atendido por um médico, que ali está ganhando, e muito, para atender, a pessoa tinha de ficar devendo obrigação àquele profissional, ou ao governante que o contratou. Hoje, uma boa parcela da sociedade já tem conhecimento de que isso é uma inverdade e que nenhuma obrigação ninguém está a dever por esse atendimento. O mesmo com os demais profissionais que trabalhem naquele nosocômio. Todos estão sendo pagos com o nosso dinheiro. E, também, quando retira os medicamentos na farmácia popular, onde deveria ter muito mais remédios do que na verdade tem no dia a dia, não fica nada a dever pra ninguém.

Com o advento da internet todos estão informados a tempo e a hora dos acontecimentos. Antes as pessoas eram ludibriadas e os podres das administrações públicas ficavam todas escondidas e ninguém tomava conhecimento. E, se algum “atrevido” ousasse dizer era excomungado, jogado pras cobras e taxado de ruim. E, se brincasse ficava ruim pro resto da vida.

Isso é tão certo que no dia a dia as verdades vão aparecendo nas postagens da internet e com a difusão do celular todos vão tomando conhecimento e a multiplicação da informação é inevitável. E esses acostumados a manipular a informação estão apavorados diante das verdades que vão surgindo e levadas ao povo.

Eles têm um repertório impressionante. Além de copiar o que vem de cima, eles mesmos são de uma criatividade extraordinária. São tantas as benesses que inventam para agradar os incautos com o dinheiro público, que deixa qualquer um boquiaberto. Se tudo fosse feito com o fito de realmente servir às pessoas era de bater palmas. Mas a maioria tem o condão de segurar o beneficiário deste ou daquele programa, tão somente para fazer deles um trampolim de votos. Isto além de ilegal é imoral e injusto. A ninguém é autorizado a ludibriar a boa fé das pessoas da forma que fazem ou tentam fazer, apenas pelos seus votos.

Houve uma época em que até mesmo os líderes oposicionistas eram pegos em armadilhas. Eles começam a distribuir benesses de forma irregular e fazem de maneira a chegar ao conhecimento da oposição. Esses, estupidamente, vão até ao beneficiário e diz que irá delatar a irregularidade, etc. Isso é um prato feito pra eles, pois além de segurar aquele voto, que é a finalidade, ainda lhes permite negar a mesma coisa a outros que lhes procuram, jogando todos contra a oposição. Não vou conceder porque fulano e cicrano estão de “olho”. Eles vão denunciar...

Quero deixar bem claro que em nenhum momento sou contra  que o governo municipal distribua as benesses, seja legal ou ilegal. Eu só quero que todos saibam que tudo o que recebem não sai do bolso de nenhum deles, mas do seu próprio bolso, pois tudo é pago com o dinheiro público, que pertence a todos nós. Ninguém ali é bonzinho, não.

A nossa obrigação é trabalhar para deixar um país, um estado e o nosso município bem melhor do que recebemos. Principalmente no aspecto da educação, da saúde, do transporte, da segurança. Mas principalmente no aspecto do caráter, do conhecimento do seu direito e do respeito ao próximo. Enfim, deixar de humilhar o nosso semelhante, conscientizando a todos de que não precisam ficar de pires nas mãos, como mendigos das coisas públicas, quando tudo a eles pertence.

Que mandem fazer placas em letras bem grandes e legíveis com os dizeres: aqui você é o dono. Exija e não humilhe! Que essas placas sejam afixadas em local bem visível, para que todos, inclusive alguns “reizinhos” que ali estão atendendo, também se conscientizem de que eles não são donos daquela entidade, mas ali estão para servir aos verdadeiros donos, o povo!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr GERALDO TEIXEIRA DE LIMA, UM MITO...

PROFESSOR VALDIR PRESIDENTE DA COOPERVAP APOIA DR MARCIANO COMO ´PRE CANDIDATO A PREFEITO DE VAZANTE

A CIDADE PEDE EXPLICAÇÃO!!!

NETINHO MATINADA, VOCÊ NÃO MORREU, VOCÊ ENCANTOU!!!

DONA LORICA ,A PARTEIRA DE VAZANTE

A COVID 19 EM VAZANTE.

OS VALOROSOS VAZANTINOS....

O ACIDENTE AÉREO QUE EU PRESENCIEI!!!

JOSMAR ALVES DE ALMEIDA, O NEM

PROJETO DE GOVERNO OU PROJETO DE PODER???