FESTA DA LAPA!!!



HOJE dia 1º de MAIO, seria o início da Festa da Lapa, que todos os anos é celebrada nos dias 1º a 03 de maio, com as ruas da cidade repletas de pessoas e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, totalmente tomado de fiéis.

ESSA pandemia, que afeta o Mundo todo, mudou o comportamento das pessoas, atingindo, inclusive, nas suas manifestações religiosas. Motivo pelo qual a Festa da Lapa está sendo realizada por dois anos seguidos, com todas as limitações impostas pelas autoridades sanitárias e, como já foi dito, pela própria mudança de comportamento das pessoas

O PÁROCO, responsável pela direção do Santuário, fazendo um esforço sobre humano, está conseguindo, á duras penas, celebrar a parte religiosa. As novenas foram realizadas com sucesso, sendo seguidas pelos fiéis através da INTERNET e com presença limitada nas celebrações. Para cumprir a tradição, estão sendo comercializados os famosos caldos e pastéis, na forma de delivre, não permitindo o consumo ali no local, exatamente para não provocar aglomerações.


QUANTO a parte comercial da festa, que são os famosos “barraqueiros”, que todos os anos tomam as ruas da cidade, principalmente a rua Guarda Mor, onde comercializam de tudo, desde alfinetes, agulhas, roupas, calçados, até as ferramentas e utensílios domésticos, está totalmente prejudicada.

E VERDADE que, o povo de modo geral, adora esse tipo de mercado, pois vê aí uma oportunidade de comprar mais barato e, sobretudo, a enorme variedade de mercadorias expostas, à sua disposição. Mas, por outro lado, convenhamos, é um tributo muito caro, imposto aos moradores da cidade, principalmente aos que residem na rua Guarda Mor, onde por várias décadas são estabelecidas as barracas com as quinquilharias desse gigantesco comércio ambulante.

ENTENDO eu que essa Pandemia veio dar uma grande oportunidade ao Gestor dessa cidade, para resolver esse crucial problema, que já deveria ter sido solucionado há anos. Pois vejam, mostrou ao nosso povo, por dois anos seguidos, a desnecessidade desse complemento da Festa nas nossas ruas, ou simplesmente oferecendo um tempo suficiente para solucioná-lo por outros modos, se assim o quisesse.

A SOLUÇÃO existe. Basta querer. Melhor dizendo, existiu e não foi exercitado...

ESPLICITAREI:

COM a aquisição do terreno através da Votorantim Metais, hoje NEXA, destinado a construção do bairro Nossa Senhora de Fátima, verificou-se uma sobra providencial daquele terreno, nos fundos do bairro até ao grotão. - Esse terreno fica a pouco mais de duzentos metros da Praça do Santuário -. Tenho pra mim, que se houvessem  agilizado conversações administrativas junto aquela Empresa, poderia até receber uma doação daquela área, desde que demonstrada pelo Poder Público a sua destinação social.

 E, qual a destinação? TRANSFERIR PARA AQUELE LOCAL TODO O COMERCIO DE RUA, NOS DIAS DA FESTA DA LAPA.

EVIDENTEMENTE que tinha de fazer as adaptações necessárias, tais como: locar as ruas, dotá-las de água, esgoto e energia, piquetar a metragem de cada barraca. Construir banheiros e sanitários.  Enfim, transformar aquele local em um local apropriado, digno e definitivo ao fim do que se propõe. Seria como jogar o sapo n’água. A Festa religiosa e o comercio dela consequente, ficariam juntos e sem nenhum prejuízo para o restante da cidade que, diga-se de passagem, muito carente de tomadas de medidas pelo Poder Público, nesses dias festivos. Todos os vazantinos ficariam agradecidos...

DEIXARAM, como diria meu velho avô seu Dandico, passar o cavalo arreado.!!! E deixaram por mais vezes. A primeira, se procurassem a Direção da Empresa, tenho pra mim, que doariam o imóvel para a Prefeitura. Depois, veio outra oportunidade, o imóvel foi colocado à venda, através de um leilão público. Permaneceram inerte e não atinaram de ofertar lance e arrematar. Providência tomada por um particular, cujo desfecho fiquei sabendo depois de tudo consumado.

ESSE arrematante providenciou imediatamente o loteamento da área, cujo processo foi aprovado pelo atual Prefeito, na sua gestão anterior. Sendo certo que mais uma vez ele teve oportunidade de não aprovar, ou propor a aquisição do imóvel em questão.  Claro, se tivesse o tino administrativo necessário, em favor da população.

DEPOIS tomei conhecimento também, ser o arrematante possuidor de vínculo familiar com a família da esposa do Prefeito. Isso, de certa forma, se explica a inércia do Chefe do Executivo. 

CERTAMENTE dirão: o terreno é pequeno, não caberia todas as barracas, etc... O que não é verdade. A área se aproxima de três hectares, mais do que suficiente para agasalhar esses comerciantes temporários.  Entendo eu que se a Prefeitura determinar o número de barracas, não caberá a esses ambulantes fazer quaisquer reclamações, visto não assumir a responsabilidade de colocar todos e quantos pretenderem ali estar. Preenchido o total da área, pronto. Divulgaria essa decisão e aqueles que antecipassem, se estabeleceriam.

OUTRO aspecto seria a Administração Pública não se abster das suas responsabilidades, repassando a terceiros essa administração temporária, como tem sido feito, o que, quase sempre, resulta em um rio de reclamações e insucessos.

AINDA vejo a possibilidade da aquisição dessa área, adquirindo do loteador a totalidade dos lotes. Isso certamente oneraria muito mais os cofres públicos. Mas se se tratando de um ente familiar, operações dessa natureza tem ocorrido frequentemente, até mesmo com imóveis que não tiveram, não tem e nem terão quaisquer interesses de natureza social ou pública...

FICA registrada a nossa opinião, que se não for a melhor, é pelo menos uma OPINIÃO... Se eu tiver me equivocado, aceito as devidas explicações, as quais se procedentes, vão as minhas desculpas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr GERALDO TEIXEIRA DE LIMA, UM MITO...

PROFESSOR VALDIR PRESIDENTE DA COOPERVAP APOIA DR MARCIANO COMO ´PRE CANDIDATO A PREFEITO DE VAZANTE

A CIDADE PEDE EXPLICAÇÃO!!!

NETINHO MATINADA, VOCÊ NÃO MORREU, VOCÊ ENCANTOU!!!

DONA LORICA ,A PARTEIRA DE VAZANTE

A COVID 19 EM VAZANTE.

OS VALOROSOS VAZANTINOS....

O ACIDENTE AÉREO QUE EU PRESENCIEI!!!

JOSMAR ALVES DE ALMEIDA, O NEM

PROJETO DE GOVERNO OU PROJETO DE PODER???